Alice Mendonça
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Membro de Sociedades e Organismos

 

Investigadora Integrada do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa).

Société Européenne d'Ethnographie de l' Éducation.(Membro P-28).

Associação Portuguesa de Sociologia - Secções Temáticas Classes e Desigualdades e Educação Comparada. ( Membro n.º 2608)

Sócia n.º 1469 da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. (Secção Temática de Educação Comparada. Membro n.º 1473).

Investigadora da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Orcid: 0000-0001-9726-9222

Ciência ID: 7611-08D9-161C

Investigacción en la Red (REICIM) Guayaquil-Ecuador (Membro Associado)

Membro referee do Journal of Research and Knowledge Spreading (ISSN 2675-8229), Brasil Open Journal Systems  https://www.seer.ufal.br/index.php/jrks/about/editorialTeam

Membro referee da Revista Tempos e Espaços em Educação On-line, Publicação trimestral, (ISSN 2358-1425), Brasil Open Journal Systems
https://seer.ufs.br/index.php/revtee/index (Global Impact Factor 2015 - 0.787)

Membro referee da Revista Hachetetepé. Revista científica de Educación y Comunicación. (e-ISSN: 2172-7929 / ISSN: 2172-7910). DOI: http://doi.org/10.25267/Hachetetepe. Open Journal Systems

Membro referee da Revista Portuguesa de Educação (ISSN 0871-9187/ E-ISSN: 2183-0452)  Open Journal Systems. https://revistas.rcaap.pt/rpe/about

Membro referee da Revista Brasileira de Educação (ISSN 1809-449X versão online). Brasil. Open Journal Systems.https://submission.scielo.br/index.php/rbedu/index

Membro referee da Revista Educação em Perspectiva, (ISSN 2178-8359), Publicação quadrimestral. Open Journal Systems  http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/

Membro referee da Research, Society and Development, (ISSN 2525-3409). Brasil. Open Journal Systems. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/about

Membro referee da Revista Profissão Docente Online. (ISSN 1519-0919). Brasil. Open Journal Systems  http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd

Membro referee da Revista Educação e Pesquisa. (A1 no Qualis CAPES). Brasil. Open Journal Systems. https://submission.scielo.br/index.php/ep/index

Membro referee da Educação em Revista. (A1 no Qualis CAPES).Brasil. Open Journal Systems. https://submission.scielo.br/index.php/edur/about

Membro referee da Revista de Psicologia Escolar e Educacional. Brasil. Open Journal Systems. https://submission.scielo.br/index.php/pee/about

Membro referee da Revista de Extensão & Sociedade. (e-ISSN: 2178-6054). Brasil. Open Journal Systemshttps://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/about

Membro referee da Revista Humanidades & Inovação. (ISSN: 2358-8322). Periodicidade: Mensal. Brasil.  Open Journal Systemshttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/about

Membro referee da Revista Periódicus (e-ISSN: 2358-0844). Brasil. Open Journal Systems. https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/about

Membro referee da  Revista online de Política e Gestão Educacional (e-ISSN: 1519-9029). DOI: 10.22633/rpge. Brasil. Open Journal Systems. https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/index

Membro referee da  Revista Educação em Questão (e-ISSN: 1981-1802). Brasil. Open Journal Systems.  https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/about

Membro referee da Revista Ensaios Pedagógicos (ISSN: 2527-158X). Brasil. Open Journal Systems.  http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/about

Reviewer das Histórias da Ajudaris- Associação Particular de Carácter Social e Humanitário. Porto. www.ajudaris.org.

 

Participação em Projetos

Projeto AEST (2018-2020)
Produção de Artefatos Educacionais Sociotecnológicos e Formação de Professores em Rede (Parceria Universidade Estadual da Bahia & Universidade da Madeira).

(2020). Candidatura a concurso de Projeto de I&D (FCT)
Projeto VET EFFECTS- Cursos Profissionais em tempos de disrupção: regulação e o futuro do desenvolvimento de competências.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa), Fundação Gaspar Frutuoso, FP (FGF), Universidade da Madeira (UMA) & Universidade do Minho (UM)
Referência:
PTDC/CED-EDG/2020

(2021). Candidatura a Projeto de I&D (FCT)
Projeto VET EFFECTS- Cursos Profissionais em tempos de disrupção: regulação e o futuro do desenvolvimento de competências.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa), Fundação Gaspar Frutuoso, FP (FGF), Universidade da Madeira (UMA) & Universidade do Minho (UM)
Referência:
PTDC/CED-EDG/2580/2021 (Lacrado a 09-03-2021)

REDE MOSAICO - Rede Internacional de Projetos de Intervenção Educativa em Contexto Digital. Universidade da Madeira & Universidade do Estado da Bahia. (Início em outubro de 2021).

Produção de Software Educativo


MQE-Software para Investigação Qualitativa em Educação. (Produção e Desenvolvimento)
(Universidade da Madeira, Universidade Federal de Sergipe, Universidade do Estado da Bahia & Universidade Federal de Alagoas)

 

Orientação de teses de mestrado concluídas com sucesso

1. Liderança e Projecto Educativo da Escola: Relações, Discursos e Práticas. Maria da Paz Reis Spínola -Ciências da Educação, especialidade de Administração Educacional. Universidade da Madeira, 17 de Dezembro de 2010. ( Slides da Apresentação Pública )

2. A Autonomia das Escolas Básicas do 1º ciclo com Pré-Escolar da Região Autónoma da Madeira - Da Teoria à Prática. Ana Sofia Franco Pinto -Ciências da Educação, especialidade de Administração Educacional. Universidade da Madeira, 28 de junho 2011. ( Slides da Apresentação Pública ) ( Foto do evento )

3. Liderança e Indisciplina na Educação de Infância. Estudo de Caso. Paula Alexandra Pereira Rodrigues de Caires - Ciências da Educação, especialidade de Administração Educacional. Universidade da Madeira, 27 de junho 2011. ( Slides da Apresentação Pública ) (Foto do evento)

4. O professor sénior: da “passagem à reforma” à condição de “reformado”: Representações, expectativas e práticas dos professores da Região Autónoma da Madeira face à problemática da reforma - Estudo de caso. António Firmino Teixeira Madeira Lobo -Ciências da Educação, especialidade de Educação Sénior. Universidade da Madeira, 22 novembro 2011. (Slides da Apresentação Pública )

5. A Participação dos Seniores numa Oficina de Música e Teatro: Impactos na Auto-Estima e Auto-Imagem. Sandra Maria Franco Carvalho -Ciências da Educação, especialidade de Educação Sénior. Universidade da Madeira, 7 dezembro de 2011. ( Slides da Apresentação Pública )

6. Envelhecimento activo: um desafio para os idosos não institucionalizados. Ana Paula Freitas Teixeira Catanho -Ciências da Educação, especialidade de Educação Sénior. Universidade da Madeira, 7 dezembro de 2011. (Slides da Apresentação Pública )

7. O Género na Liderança Escolar. Estudo de Caso numa Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico. Emanuel dos Santos Perestrelo Rocha -Ciências da Educação, especialidade de Administração Educacional. Universidade da Madeira, 16 de janeiro 2012. ( Slides da Apresentação Pública)

8. Questões de Género nas Atividades Educativas e de Lazer dos Idosos - Estudo de Caso numa Instituição Particular de Solidariedade Social da Região Autónoma da Madeira. Márcia Patrícia Ferreira Gomes - Ciências da Educação, especialidade de Educação Sénior. Universidade da Madeira, 25 janeiro 2012. ( Slides da Apresentação Pública)

9. Sexualidade na Terceira Idade - Estudo de Caso numa instituição da RAM. Mónica Raquel dos Santos Carvalho. Ciências da Educação, especialidade de Educação Sénior. Universidade da Madeira, 6 maio 2013. (Slides da Apresentação Pública)

10. As Atividades de Complemento Curricular e o Aproveitamento Escolar: Que relações? - Estudo de Caso numa Escola Secundária do Funchal. João Carlos Henriques da Silva -Ciências da Educação, especialidade de Administração Educacional. Universidade da Madeira, 26 março 2014. (Slides da Apresentação Pública)

11. O Projeto Arte na Praça e suas Práticas Pedagógicas Inovadoras. Zilvanir Ribeiro Nobre –Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira, 8 maio de 2014. (Apresentação)

12. Turismo Sénior: Estudo de Caso no Concelho de Câmara de Lobos. Melissa Antonela Velosa Castro -Ciências da Educação, especialidade de Educação Sénior. Universidade da Madeira, 19 dezembro 2014. (Slides da Apresentação Pública )

13. A Educação no âmbito Escolar: limites e Possibilidades de Práticas Pedagógicas Inovadoras. Cosma Maria Martins -Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica Universidade da Madeira, 7 dezembro 2015. (Slides da Apresentação Pública)

14. A Supervisão Pedagógica na Coordenação dos Departamentos Curriculares: Divergências e Convergências - Estudo de Caso numa escola básica da RAM. Fabiana Isabel Marques Cardoso Andrade de Matos -Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica. Universidade da Madeira, 11 janeiro 2016. (Slides da Apresentação Pública) ..(Foto do evento)

15. A Liderança do Mediador Pessoal e Social na Inclusão Escolar dos Reclusos.Ana Lúcia de Barros Freitas Francisco- Ciências da Educação, especialidade de Administração Educacional.Universidade da Madeira, 13 de janeiro 2016.

16. O Impacto da Aprendizagem da Música Tradicional na Terceira Idade: Estudo de Caso. Susana Maria Sardinha da Silva - Ciências da Educação, especialidade de Educação Sénior.Universidade da Madeira, 24 maio 2016.

17. O jornal escolar no ensino fundamental: do letramento à formação cidadã. José Ricardo Alexandre da Silva -- Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira, 17 outubro 2016. (Slides da Apresentação Pública)

18. Inovação pedagógica nas práticas de formação dos professores. Marilândia F. Colaço do Carmo - Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira, 10 maio 2017.

19. O auxílio dos gêneros textuais numa prática pedagógica inovadora na produção textual de estudantes do 5º ano de uma Escola Municipal de Chã de Alegria. Maria do Carmo Cipriano Alves -Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira, 19 de março 2019.

20. Manifestações culturais e inovação pedagógica: dialogicidade entre educação formal e não formal na comunidade quilombola de Tijuaçu, Bahia. Elissandra Gonçalves Silva -Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira, 18 de fevereiro 2019.

21. A literatura infantil nas escolas do campo brasileiras e a inovação pedagógica: um estudo de práticas pedagógicas nas séries iniciais do ensino fundamental. Célia Maria da Silva-Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira, 29 de abril 2019.

22. Educação e Inovação Pedagógica: uma análise da prática pedagógica de uma escola do campo em Itapipoca – Ceará - Brasil.. Márcia Sampaio Silveira Soares- Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira, 5 de fevereiro 2020.

23. As Práticas Pedagógicas na Oficina de Teatro do Grupo ACRA: Um Olhar Sob a ótica da Inovação Pedagógica. Carlla Jacy Andrade da Silva Cruz-(Ciências da Educação – Inovação Pedagógica, Universidade da Madeira, 25 de março 2020.

24.Atendimento educacional especializado (AEE) na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental – EMEIEF Comissário Francisco Barbosa: Um estudo de caso. Sônia Regina Sena de Souza -Ciências da Educação – Inovação Pededagógica, Universidade da Madeira, 6 julho 2020.

25. O Proemi e suas Práticas Pedagógicas. Ugnes Eloi Oliveira da Silva..Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica. 6 de maio de 2021.

26. Práticas Pedagógicas na Convivência da Terceira Idade. Maria Gama dos Santos. Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira, 20 de maio 2021.

27. Liderar uma Universidade Sénior em tempos de Covid: Estudo de Caso no Entroncamento.  Ana Carolina Freitas Santos. Mestrado em Ciências da Educação -  Administração Educacional. Universidade da Madeira, 28 de setembro 2021.

28. Educação ambiental como projeto social numa perspetiva de inovação pedagógica: um estudo das práticas agroambientais do curso técnico em agroecologia no colégio estadual José Ribeiro Araújo no Município de Canarana, Bahia - Brasil. Andréia Vieira de Sousa Mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira (a aguardar provas).

Orientação de teses de doutoramento concluídas com sucesso


1. As Formas de Exclusão e (Re)Inclusão dos Alunos da Escola Agrotécnica Federal de São Luís - MA: No Processo Ensino Aprendizagem. Maria do Socorro Coelho Botelho. Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica. Brasil / Universidade da Madeira. (A aguardar provas)

 

Orientações de teses de mestrado em curso

 

1. O mundo mágico e real da literatura infantil: um estudo sobre prática discente reflexiva na educação infantil. Danúsia Lopes de Oliveira Souza Correia -(Ciências da Educação – Inovação Pedagógica)

2.Práticas pedagógicas nos contextos de aprendizagem: paradigmas ou ruturas? Um estudo à luz da inovação pedagógica. Verônica Maria Santana Sacramento -(Ciências da Educação – Inovação Pedagógica)

3. Baú literário: Possibilidades de aprendizagem através de prática inovadora no Colégio Presbiteriano Augusto Galvão, Campo Formoso, Bahia. Lucélia Gonçalves Vieira Fernandes -(Ciências da Educação – Inovação Pedagógica).

4.As explicações da disciplina de Matemática no 12ªano de escolaridade na ótica dos alunos, pais e explicadores. Ariana Carolina Sá Ferreira. (Ciências da Educação- Administração Educacional)

5. Participação e Práticas da Liderança Feminina nas Organizações Educativas. Kelly Tozarin dos Santos. Mestrado em Administração Educacional.

6.Linguagem e Cultura na Formação do Professor. Luzivânio de Oliveira Silva -(Ciências da Educação –Supervisão Pedagógica).

7. Práticas Pedagógicas de Matemática no Ensino Fundamental do Colégio Municipal Dom Vital. Maria do Socorro Pereira do Nascimento (Ciências da Educação – Inovação Pedagógica)

8. Práticas pedagógicas de leitura com alunos do ensino médio profissionalizante do IF Sertão-PE. Rosângela Silva de Carvalho -(Ciências da Educação – Inovação Pedagógica)

9.Práticas pedagógicas nos contextos de aprendizagem: paradigmas ou ruturas? Um estudo à luz da inovação pedagógica. Verônica Maria Santana Sacramento -(Ciências da Educação – Inovação Pedagógica)

 

Orientações de dissertação de doutoramento em curso


1. A Construção da Etnomatemática para superar o distanciamento entre teoria e prática dos alunos do 9º ano do Colégio Municipal 11 de novembro. Maria Dalva de Abreu Farias. Doctorado em Humanidades y Artes com mención em Ciencias de la Educación. Faculdad de Humanidades y Artes.(Universidad Nacional de Rosário- Argentina) .

Orientação de Projetos de doutoramento Aprovados no Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais

1.A empregabilidade dos diplomados nos Cursos de Educação e Formação na RAM. Jorge Manuel Ferraz Camacho (2016 / 2017). Doutoramento em Ciências da Educação área de Currículo. [não concluído]

2. As Políticas de Reforma Curricular do Estado da Baía: Um Estudo de Caso a Partir da História Local em Escolas Publicas Estatuais na Cidade de Alagoinhas. Ires Maia Muller. Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica (Brasil / Universidade da Madeira).  [não concluído]

3. A Redefinição dos Métodos de Ensino na Educação de Jovens e Adultos em Escola Pública do Distrito Federal. Mirene Martha Bueno de Lima. Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica (Brasil / Universidade da Madeira). [não concluído]


4.A Aprendizagem Cooperativa Como Novo Paradigma Educacional: Uma Cosmovisão Holística Da Educação.Adriana Helena Diniz Silvério - Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica (Brasil / Universidade da Madeira). [não concluído]

5.A Prática da Pedagogia da Alternância numa perspectiva de inovação pedagógica na Escola Casa Familiar Rural de São Luís - MA. Wagner de Sousa e Silva -Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica (Brasil / Universidade da Madeira). [não concluído]

 

Orientação de Projetos de mestrado Aprovados no Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais

 

1. Os Lares de Idosos que Queremos -Estudo de Caso na Região Autónoma da Madeira. Ana Luísa Alves Vieira -(Ciências da Educação-Administração Educacional)  [mudança de orientador]


2. Auto-estima e auto-imagem dos seniores. Carolina Beatriz Brites Reis Pires Vieira da Luz -(Ciências da Educação-Educação Senior ) .[tese não concluída]

3. A Liderança no Contexto das Necessidades Educativas Especiais: que contributo para a inclusão social?- Estudo de Caso no grupo artístico Dançando com a Diferença. Oriana dos Santos Dinis - (Ciências da Educação-Administração Educacional) [mudança de orientador]


4. A Influência da Liderança no Desenvolvimento das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).Telma Sibila Cristóvão de Freitas -(Ciências da Educação-Administração Educacional) [tese não concluída]


5. O diálogo entre autonomia e aprendizagem dos sujeitos que fazem a classe multisseriada: uma possibilidade de inovação pedagógica? Adeilda Ana da Silva Martins -(Ciências da Educação – Inovação Pedagógica) [tese não concluída]

6. A Contribuição Das Histórias Em Quadrinhos Para Formação de Leitores no Contexto Da Inovação Pedagógica. Adilma Pereira de Mendonça-(Ciências da Educação – Inovação Pedagógica) .[tese não concluída]

7. Avaliação do Valor Público dos Projetos Educativos das Escolas: Estudo de Administração Escolar no Contexto da Public Governance. Duarte Manuel Almeida Meneses -(Ciências da Educação – Administração Educacional) .[tese não concluída]

8. A Prática pedagógica no ensino de História na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA: Em busca de Inovação Pedagógica Erimar Lopes de Paula Farias(Ciências da Educação – Inovação Pedagógica). .[tese não concluída]

9. A Escola… Um projeto comunitário Marco Filipe Andrade Gonçalves -(Ciências da Educação – Administração Educacional) .[tese não concluída]