Alice Mendonça
| voltar |
Alice Mendonça |Copyright © 2008 | All Rights Reserved
Sociologia da Educação

Licenciatura em Educação Básica

Email da turma: educacaobasica2013.2014@portugalmail.pt

CC: catarinasetim@hotmail.com

Aulas previstas:

2015-02-23 Programa, bibliografia e avaliação. (+)

2015-03-02 Sociologia: conceito, evolução e método. (+)
Shaefer, R. (2006).  Sociologia.  6ª Ed. McGraw-Hill. pp. 1-26.

2015-03-09 Perspetivas teóricas: funcionalismo, conflito, interaccionismo. (+)
Shaefer, R. (2006).  Sociologia.  6ª Ed. McGraw-Hill. pp. 1-26.

2015-03-16 As dimensões e os agentes de socialização. (+)
Musgrave, P. (1979). Sociologia da Educação. 2ª Ed. FCL. pp. 19-39.

2015-03-23A família como instituição social e o seu papel na socialização e na educação. As culturas juvenis e os grupos de colegas.
Shaefer, R. (2006).  Sociologia.  6ª Ed. McGraw-Hill. pp. 300-325.
Musgrave, P. (1979). Sociologia da Educação. 2ª Ed. FCL. pp. 41-64 e 101-126.

2015-04-13 Os processos sociais na sala de aulas. (+)
Musgrave, P. (1979). Sociologia da Educação. 2ª Ed. FCL. pp. 269-295.

2015-04-20 Os elementos da estrutura social. (+)
Shaefer, R. (2006).  Sociologia.  6ª Ed. McGraw-Hill. pp. 101-147.

2015-04-27Teorias das classes e da estratificação. Desigualdades sociais.
Ferreira, J. et al. (2013). Sociologia. Escolar Editora. pp. 449- 476.

2015-05-04Ficha de avaliação.

2015-05-11Estratificação e mobilidade social. O papel da escola como agente de mobilidade social ascendente.
Shaefer, R. (2006).  Sociologia.  6ª Ed. McGraw-Hill. pp. 200-238.

2015-05-18 Aula a repor no dia 25-05-2015 (8:30-10:00)

2015-05-25 (8:30-10:00 na sala 1) Correção da ficha de avaliação. Escola e classes sociais.
Ferreira, J. et al. (2013). Sociologia. Escolar Editora. pp. 477- 504.

2015-05-25 Os Herdeiros de Bourdieu e Passeron. (+)

Matéria para o teste:

Shaefer, R. (2006).  Sociologia.  6ª Ed. McGraw-Hill. pp. 112-147.
Ferreira, J. et al. (2013).  Sociologia. Escolar Editora. pp. 449-476.
Shaefer, R. (2006).  Sociologia.  6ª Ed. McGraw-Hill. pp. 200-212.
Os Herdeiros de Bourdieu e Passeron.

2015-06-01 Ficha de avaliação.

2015-06-08 Correção da ficha de avaliação. Classificações finais (AQUI)

 

 

Sociologia da Educação

Licenciatura em Ciências da Educação

 

Email da turma: cienciasedu14.uma@gmail.com

CC: vanessadiasg95@gmail.com

Aulas previstas:

2015-02-24 Programa, bibliografia e avaliação. (+)
Grupos de trabalho e temas (+)

2015-03-03 Sociologia: conceito, evolução e método. (+)
Shaefer, R. (2006).  Sociologia.  6ª Ed. McGraw-Hill. pp. 1-26.

2015-03-10 Perspetivas teóricas: funcionalismo, conflito, interaccionismo.(+)
Shaefer, R. (2006).  Sociologia.  6ª Ed. McGraw-Hill. pp. 1-26.

2015-03-17As dimensões e os agentes de socialização. (+)
Musgrave, P. (1979). Sociologia da Educação. 2ª Ed. FCL. pp. 19-39.

2015-03-24A família como instituição social e o seu papel na socialização e na educação. As culturas juvenis e os grupos de colegas.
Shaefer, R. (2006).  Sociologia.  6ª Ed. McGraw-Hill. pp. 300-325.
Musgrave, P. (1979). Sociologia da Educação. 2ª Ed. FCL. pp. 41-64 e 101-126.

2015-04-07 Os processos sociais na sala de aulas. (+)
Musgrave, P. (1979). Sociologia da Educação. 2ª Ed. FCL. pp. 269-295.

2015-04-14 Os elementos da estrutura social. (+)
Shaefer, R. (2006).  Sociologia.  6ª Ed. McGraw-Hill. pp. 101-147.

2015-04-21 Ficha de avaliação.

2015-04-28Teorias das classes e da estratificação.Desigualdades sociais.
Ferreira, J. et al. (2013). Sociologia. Escolar Editora. pp. 449- 476.

2015-05-05 Aula a repor no dia 27-05-2015 das 14:00 às 16:30

2015-05-12 Correcção da ficha de avaliação.
Estratificação e mobilidade social. O papel da escola como agente de mobilidade social ascendente.
Shaefer, R. (2006).  Sociologia.  6ª Ed. McGraw-Hill. pp. 200-238.

2015-05-19 Escola e classes sociais.Os Herdeiros de Bourdieu e Passeron. (+)
Ferreira, J. et al. (2013). Sociologia. Escolar Editora. pp. 477- 504.

2015-05-26 Interpretações sociológicas das desigualdades escolares. (+) O género.(+)
Mendonça, A. (2009) O insucesso escolar: políticas educativas e práticas sociais. Pedago. pp.91-94 e 134-146.
Entrega dos trabalhos: em word e em formato para apresentação oral. (Grupos 3, 4, 5 )

2015-05-27 (reposição de aula: 14:00-16:30 sala 4 ) Apresentação dos trabalhos (Grupos 1, 2 )

2015-06-02 Apresentação dos trabalhos (Grupos 6, 7 )

2015-06-09 Apresentação dos trabalhos (Grupos 8, 9, 10, 11 )

Classificações

Trabalho escrito (+)

Apresentação oral (+)

Classificação final (+)

 

Ciências da Educação IV

Mestrado em Ensino de Educação Física

 

Email da turma: mestradoefd2014@hotmail.com

CC: otoquintal@hotmail.com

Aulas previstas:

2015-02-23 Programa, bibliografia e avaliação. (+)
Grupos de trabalho e temas (+)

2015-03-02 O conhecimento científico. A investigação em educação. (+)

2015-03-09 Aula prática: as etapas de planificação de uma investigação em educação.

2015-03-16 Metodologia qualitativa e quantitativa. (+)

2015-03-23 A validade de uma investigação. Princípios éticos em investigação.

2015-04-13 Inquérito por questionário. (+) (+)

2015-04-20 A entrevista. (+)

2015-04-27 A observação. (+)

2015-05-04 Técnicas de amostragem. (+)

2015-05-11 Estudo de caso. (+)

2015-05-18 Aula a repor.

2015-05-25 Investigação-Acção. (+)

2015-06-01 Entrega dos trabalhos em formato word e em formato para apresentação oral.
Apresentação dos trabalhos (Grupos 1,2,3)

2015-06-08 Apresentação dos trabalhos (Grupos 4,5,6)

Ambientes Não Formais de Aprendizagem
MMMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica

2015-03-04 Programa, bibliografia e avaliação. (+)

2015-03-06 Ambientes Formais e Não Formais de Aprendizagem: caraterísticas e objetivos. (+)

2015-03-13 A importância e as especificidades da aprendizagem não formal nas comunidades: o conceito de habitus segundo Pierre Bourdieu e o interaccionismo simbólico de George Mead. (+)

2015-03-25 A aprendizagem como fenómeno cultural.

2015-03-27 Educação formal, não formal e informal: das especificidades à complementaridade. (+)

2015-04-10 Aula a leccionar no dia 19 de junho de 2015.

2015-04-17 Modalidades e caraterísticas da educação não formal. Emergência social da criação de espaços de educação não formal.

2015-05-13 A aprendizagem situada na perspetiva de Lave e Wenger. (+)

2015-05-20 Relatório Faure.

2015-05-27 Aprendizagem ao Longo da Vida.

2015-06-19 Entrega dos trabalhos: formato word e apresentação oral.

Doutoramento em Ciências da Educação

Investigação em Educação:

Paradigmas qualitativo e quantitativo.Caraterísticas distintivas.
Categorias de análise para tratamento dos dados qualitativos. Triangulação dos dados. (+)

 

 

Socialização ; Socialização Primária e Secundária (SLIDES)2.Émile Durkheim (SLIDES)3.Max Weber e Karl Marx (SLIDES)4.As correntes na sociologia da educação (SLIDES)5. A construção da educação escolar (SLIDES)6. Igualdade em educação (SLIDES)7. Relatório Coleman (SLIDES)8. Interpretações sociologicas das desigualdades (SLIDES)9.Desigualdades face ao (in)sucesso escolar (Alice Mendonça) (SLIDES)10.Pierre Bourdieu e Jean- Claude Passeron (SLIDES)11.Baudelot e Establet (SLIDES)12. A procura social da Educação (SLIDES)13. Disposiçoes organizacionais das escolas(SLIDES)

 

DESCARREGAR DOCUMENTOS DIGITALIZADOS (livros esgotados nas editoras):

CONCEIÇÃO ALVES PINTO

MARIA FILOMENA MÓNICA

JORGE CARVALHO ARROTEIA

Bibliografia principal:COSTA,  António Firmino da, Sociologia, 5ª ed., Quimera Editores, Lisboa, 2007, pp. 7-28.PINTO, Conceição Alves, Sociologia da Escola, McGRAW-HILL, s.l., 1995, pp. 73-91.

MÓNICA, Maria Filomena, Escola e Classes Sociais ( Antologia ),Editorial Presença, Lisboa, s.d., pp. 85-93, 67-83 e 43-48.

SUMÁRIOS : Conceitos básicos: Socialização primária, secundária e ressocialização.. Pressupostos sociológicos de Émile Durkheim . Análise da obra "As Regras do Método Sociológico" de Émile Durkheim. Os indivíduos e a sociedade. A educação segundo Durkheim. (Descarregar slides)

Socialização : confronto entre padrões sociais e padrões alternativos. Interacção indivíduo/sociedade.

O conhecimento sociológico segundo Max Weber. Noção de acção social. O individualismo metodológico. Max Weber e o conceito de ideal-tipo. Ideais-tipo de racionalidade de acções. Diferenciação social por classes e por grupos de estatuto social. Karl Marx e a noção de classe social.

Bourdieu e Passeron : o ensino superior e as desigualdades sociais.
Análise crítica de "Os Herdeiros".
Baudelot e Establet : a escola como reprodutora da estrutura de classes. (Descarregar slides)

Seminários leccionados em Outubro  2012 (Pernambuco-Brasil) Cidades de RECIFE e PESQUEIRA Turmas de Recife VI e Pesqueira I

Bibliografia principal:

ARROTEIA, Jorge Carvalho, Análise Social da Educação, Roble Edições, Leiria, 1991, pp. 15-54.
MENDONÇA, Alice, Políticas Educativas e Práticas Sociais, Edições Pedago, Lisboa, 2009, pp. 91-146.

SUMÁRIOS : A procura do ensino; o desenvolvimento cultural, científico e tecnológico e os objectivos da educação. A socialização e o desenvolvimento económico e social. A escola na sociedade: algumas relações.(Descarregar slides )Algumas das desigualdades face ao (in)sucesso escolar: o enquadramento social do aluno; estrutura e organização escolar; o género. (Descarregar slides)

Vídeos:Reprodução consensual Vida MariaOrganização de trabalho de investigação (+)Galeria de Fotos 2012 (em breve)

 

Mestrado em Educação

Especialidade em Supervisão Pedagógica

Unidade curricular: Sociologia da Educação

PROGRAMA, AVALIAÇÃO E BIBLIOGRAFIA (VER)

3-4-2009

Apresentação e coordenação das actidades lectivas. Definição de critérios e momentos de avaliação.
Sociologia: conceito, evolução e método.

  • Leitura recomendada:
  • COSTA, António Firmino da, Sociologia, 3ª ed. Quimera Editores, Lisboa, 2001, pp. 7-28.
    WORSLEY, Peter, Introdução à Sociologia, 5º ed., Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1983.

4-4-2009

Socialização primária, secundária e ressocialização. Confronto entre padrões sociais e padrões alternativos. Interacção indivíduo/sociedade.

  1. Leitura recomendada:
  2. WORSLEY, Peter, Introdução à Sociologia, 5º ed., Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1983.
  3. COSTA, António Firmino da, Sociologia, 3ª ed. Quimera Editores, Lisboa, 2001.
  4. BRAGA DA CRUZ, M., Teorias Sociológicas -Os Fundadores e os Clássicos, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2004.

8-5-2009

Paradigmas sociológicos.
Émile Durkheim: a integração do indivíduo na sociedade. Regulação e primado da sociedade. O método sociológico. A educação segundo Durkheim. (Ver slides)

  1. Leitura recomendada:
  2. PINTO, Conceição Alves, Sociologia da Escola, McGRAW-HILL pp. 73-81.
    DURKHEIM, Émile, As Regras do Método Sociológico, , Presença, Lisboa, 1991.

9-5-2009

Max Weber e o conceito de acção social. O conhecimento sociológico. Conceito de ideal-tipo. Ideais-tipo de racionalidade de acções sociais. Diferenciação social por classes e por grupos de estatuto social.(Ver slides).

  • Leitura recomendada:
  • WEBER, Max, "Class, Status, Party" in Education : Structure and Society, Penguin, Harmonsword, 1977, pp. 211-224.
  • BRAGA DA CRUZ, M., Teorias Sociológicas -Os Fundadores e os Clássicos, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2004.
  • PINTO, Conceição Alves, Sociologia da Escola, McGRAW-HILL pp. 81-89.

15-05-2009

O pensamento de Karl Marx. Karl Marx e o conceito de classe social. (Ver slides)

    • PINTO, Conceição Alves, Sociologia da Escola, McGRAW-HILL pp. 85-92.
    • MARX, Karl, O Capital, Vol. I, Progress Publishers, Moscow, 1971.
    • BRAGA DA CRUZ, M., Teorias Sociológicas -Os Fundadores e os Clássicos, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2004.

16-05-2009

Análise da obra "Os Herdeiros" de Bourdieu e Passeron.
Baudelot e Establet: a escola como reprodutora da estrutura de classes. (Ver slides)

      • P. BOURDIEU e J.C. PASSERON, Les Héritiers, Minuit, Paris, 1964.
      • MÓNICA, M. Filomena, Escola e Classes Sociais, Editorial Presença, Lisboa, s.d., pp. 85-93 e 67-83.
      • BAUDELOT e ESTABLET, L'École Capitaliste en France, Maspero, Paris, 1971.

22-05-2009
"A Escola Capitalista em França" de Baudelot e Establet (conclusão).

        • MÓNICA, M. Filomena, Escola e Classes Sociais, Editorial Presença, Lisboa, s.d., pp. 67-83.
        • BAUDELOT e ESTABLET, L'École Capitaliste en France, Maspero, Paris, 1971.

23-05-2009
Althusser: Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado.
A procura do ensino; o desenvolvimento cultural, científico e tecnológico e os objectivos da educação.

  • MÓNICA, M. Filomena, Escola e Classes Sociais, Editorial Presença, Lisboa, s.d., pp. 43-48.
  • ARROTEIA, Jorge Carvalho, Análise Social da Educação, Roble Edições, Leiria, 1991, pp. 15-29.
  • (((VER SLIDES DAS AULAS DE 22 E 23/05/2009)

29-05-2009 Conclusão da aula anterior; os objectivos da educação.
A socialização e o desenvolvimento económico e social. A escola na sociedade:algumas relações.

  • ARROTEIA, Jorge Carvalho, Análise Social da Educação, Roble Edições, Leiria, 1991, pp. 29-54.

30-05-2009 A impotência da organização escolar perante as desigualdades. Análise de estudos.
Relatório Coleman, Teoria de C. Jenks, A eficiência escolar segundo Michael Rutter.

  • PINTO, Conceição Alves, Sociologia da Escola, McGRAW-HILL pp. 39-49.
  • ARENDS, Richard, Aprender a Ensinar, McGRAW-HILL., pp. 459-464.

(SLIDES do dia 29 ) (SLIDES do dia 30)

05-06-2009 Investigação sobre eficiência escolar.

  • ARENDS, Richard, Aprender a Ensinar, McGRAW-HILL., pp. 465-471.
    NÓVOA, António, (coord), As Organizações Escolares em Análise, pp.77-99.

06-06-2009 Desigualdades no contexto educativo português.
Conceito de igualdade em educação: igualdade formal e igualdade real.
Interpretações sociológicas das desigualdades sociais e escolares.

  • FORMOSINHO, João, A Construção Social da Educação Escolar, ASA, 1991.
  • FORMOSINHO, João,, " A Igualdade em Educação" in A Construção Social da Educação Escolar, ASA, 1991, pp. 169-186.
  • FERNANDES, António Sousa, "O Insucesso Escolar" in A Construção Social da Educação Escolar, ASA, 1991, pp. 187-211.
  • PINTO, Conceição Alves, Sociologia da Escola, McGRAW-HILL pp. 54-71.

( ver slides dos dias 5 e 6 de Junho)

Para além das aulas....

  • LIVRO DE ACTAS DO X CONGRESSO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (VER)

 

Alice Mendonça |Copyright 2008 | All Rights Reserved

 

| Home | Curriculum Vitae | Publicações | Investigação |Provas Académicas | Atividade Letiva
| Direções de Curso | Contactos