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Livros / Books (editor):

 

Sousa, J. M. & Fino, C. N. (2007). A Escola Sob Suspeita. Porto: ASA.   

Fino, C. N. & Sousa, J. M. (2011). Pesquisar para mudar (a educação). Funchal: Universidade da Madeira - CIE-UMa

Fino, C. N. (2011). Etnografia da Educação. Funchal: Universidade da Madeira - CIE-UMa

Fino, C. N. & Sousa, J. M. (2017). (Contra) Tempos de Educação e Democracia, Evocando John Dewey. Funchal: Universidade da Madeira - CIE-UMa. ISBN: 978-989-20-8028-4.

 

 

Teses / Capítulos em livros / Artigos em revistas / Actas de encontros científicos

Thesis / Chapters in books / Papers in international scientific periodicals with referees / Papers in conference proceedings

 

Fino, C. N. (1986). Definição de um modelo de informatização da escola e condições da sua aplicabilidade à Região Autónoma da Madeira, (dissertação de Mestrado). Funchal: ESE – Madeira,

Fino, C. N. (1996). Contra a unicidade curricular. Arquipélago - Perspectivas e Debates, 1, 1, 39-46. Funchal, Primavera de 1996,

Fino, C. N. (1997). António Sérgio e o self-government. Arquipélago - Perspectivas e Debates, 2, 8, 187-200. Funchal, Inverno de 1997,

Fino, C. N. (1999). Um software educativo que suporte uma construção de conhecimento em interacção (com pares e professor). Actas do 3º Simpósio de Investigação e Desenvolvimento de Software Educativo (edição em cd-rom). Évora: Universidade de Évora.

Fino, C. N. (1999). José Esteves, o verdadeiro: um olhar lúcido sobre o fenómeno desportivo. Arquipélago - Perspectivas e Debates, 4, 16, 265-272. Funchal, Inverno de 1999,

Fino, C. N. (2000). Novas tecnologias, cognição e cultura: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico (tese de Doutoramento). Lisboa: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Fino, C. N. (2001). Um novo paradigma (para a escola): precisa-se. Funchal: FORUMa – Jornal do Grupo de Estudos Clássicos da Universidade da Madeira, 1, 2.

Fino, C. N. (2001). Uma turma da “geração Nintendo” construindo uma cultura escolar nova, in Actas da II Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (pp. 1027 - 1048). Braga: Universidade do Minho.

Sousa, J. & Fino, C. N. (2001). “As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional, in Actas do VI Congresso galaico-português de Psicopedagogia, I Volume (pp. 371 – 381). Braga: Universidade do Minho.

Fino, C. N. (2001). Escola da Pena: o emergir de uma cultura ‘nova’, in Albano Estrela e Júlia Ferreira (Editores), Tecnologias em Educação, estudos e investigações, Actas do ao X Colóquio Internacional da AFIRSE/APELF (pp. 390 – 401). Lisboa: Universidade de Lisboa.

Fino, C. N. (2001). Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, vol 14, nº 2, pp. 273-291.

Fino, C. N. (2002). Um exército de professores sem escola: os que estão lá dentro que se cuidem, in Actas do VII Congresso da AEPEC (Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural). Évora: Universidade de Évora.

Fino, C. N. (2002). Escolarização, armazéns e violência”. in Albano Estrela e Júlia Ferreira (Editores), Violência e Indisciplina na Escola, Actas do XI Colóquio Internacional da AFIRSE/APELF, (pp. 367 – 374). Lisboa: Universidade de Lisboa.

Fino, C. N. & Sousa, J. M. (2002). O Manifesto para a Educação da República: avaliar o sistema educativo no “tribunal” da praça pública?, in Avaliação de Organizações Educativas (Actas do II Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar) (pp. 93-102). Aveiro: Universidade de Aveiro.

Sousa, J. M. & Fino, C. N. (2002). Portugal: Manifest for the Republic Education or teacher education under scrutiny.Teacher Education and Educational Reform, proceedings of the 27th ATEE Annual Conference. Warsaw: Warsaw University.

Snoek, M., Fino, C. N., Halstead, V., Hilton, G., Mikl, J., Sousa, J., Stomp, L. & Viebhan, P. (2003). “Reflections on Trends in Teacher Education in Europe Using the Scenario Perspective”. In European Journal of Teacher Education, vol. 26, Nº 1, 2003, pp 137 – 142.

Fino, C. N. (2003). Walls to be demolished: Moving from a closed teaching factory towards an open learning place. proceedings of the 28th ATEE Annual Conference (publicação em CD-Rom). Malta: Malta University.

Fino, C. N. (2003). Avaliar software ‘educativo’. in Actas da III Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. (pp. 689 - 694). Braga: Universidade do Minho.

Fino, C. N. & Sousa, J. M. (2003). As TIC redesenhando as fronteiras do currículo. In Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, N 8 (vol. 10) Ano 7, 2003, pp 2051-2063.

Fino, C. N. (2003). O lugar das tecnologias na formação inicial dos professores: o caso da Universidade da Madeira in Albano Estrela e Júlia Ferreira (Editores), A Formação dos Professores à Luz da Investigação, Actas do XII Colóquio Internacional da AFIRSE/APELF, (pp.). Lisboa: Universidade de Lisboa.

Fino, C. N. & Sousa, J. M. (2003). Alterar o currículo: mudar a identidade, in Revista de Estudos Curriculares. 1(2), 233-250.

Fino, C. N. (2003). FAQs, Etnografia e Observação Participante. In SEE – Revista Europeia de Etnografia da Educação, 3. pp 95-105.

Fino, C. N. & Sousa, J. M. (2005). As TIC redesenhando as fronteiras do currículo, in Revista Educação & Cultura Contemporânea, 3(2), 53-66 1º Semestre 2005. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá.

Sousa, J. M. & Fino, C. N. (2005). Distribuição de uma ‘biblioteca essencial de literatura madeirense’ pelas escolas da RAM: legitimidade ou arbitrariedade curricular?. In J. C. Morgado e M. P. Alves (org.). Mudanças educativas e curriculares e os educadores/professores? (pp. 329-349). Braga: CIEd/Universidade do Minho.

Sousa, J. M. & Fino, C. N. (2005). A aposta na Educação Sénior. Construção de uma nova profissionalidade. In Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano 39, nº 1, 2005, pp. 229-239.

Sousa, J. M. & Fino, C. N. (2007). Inovação e incorporação de novos saberes: o desenho curricular de um mestrado em Inovação Pedagógica, in Actas do VIII Congresso da SPCE, “Cenários da educação/formação: Novos espaços, culturas e saberes".

Fino, C. N. (2007). O Futuro da Escola do Passado. In Jesus Maria Sousa & Carlos Nogueira Fino (org.). A Escola Sob Suspeita. Porto: ASA.

Sousa, J. M. & Fino, C. N. (2007). Education System in Portugal. In Wolfgang Hörner (Ed.) School Systems in Europe (pp. 607-625). Dordrecht: Mitter, Doebert, Hoerner and von Kopp.

Sousa, J. M. & Fino, C. N. (2008). As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional, in Revista Educação & Cultura Contemporânea, 5(10), 11-26 1º Semestre 2008. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá.

Fino, C. N. (2008). Inovação Pedagógica: Significado e Campo (de investigação). In Alice Mendonça & António V. Bento (Org). Educação em Tempo de Mudança (pp. 277-287). Funchal : Grafimadeira.

Fino, C. N. (2008). A etnografia enquanto método: um modo de entender as culturas (escolares) locais. In Christine Escallier e Nelson Veríssimo (Org.) Educação e Cultura (pp. 43-53). Funchal: DCE – Universidade da Madeira.

Fino, C. N. (2008). E-learning como imprecisão linguística: uma visão prospectiva. In In J. M. SOUSA (Org.). Educação para o sucesso: Políticas e actores. Actas do IX Congresso da SPCE. (pp. 149-158). Porto: SPCE e LivPsic.

Fino, C. N. (2009). Inovação e invariante (cultural)". In Liliana Rodrigues & Paulo Brazão (Org.). Políticas educativas: discursos e práticas (pp.259-278). Funchal: Grafimadeira.

Sousa, J. M. & Fino, C. N. (2010). PORTUGAL: Das portugiesische Bildungssystem. In Döbert, H. & al. (Hrsg.). Die Bildungssysteme Europas (pp. 587-599). Baltmannsweiler: Schneider Verlag Hohengehren.

 

 

Sousa, J. M. & Fino, C. N. (2010). L’Innovation pédagogique vue de l’intérieur. In Ethnography and Education European Review / Revue Européenne d’Ethnographie de l’Éducation, 6. pp 189-194.

Fino, C. N. (2010). Artigo 29º – Aplicação da lei criminal. in Helena Alves (Coord.) Direitos fundamentais 2.0 / GRAL - Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios (pp. 24-25). Coimbra: Almedina. ISBN 978-972-40-4417-0.

Fino, C. N. (2011). Demolir os muros da fábrica de ensinar. Humanae, v.1, n.4, p.45-54, Ago. 2011

Fino, C. N. (2011). Investigação e inovação (em educação). In Fino, C. N. & Sousa, J. M. (2011). Pesquisar para mudar (a educação) (pp 29-48). Funchal: Universidade da Madeira - CIE-UMa.

Fino, C. N. (2011). Inovação Pedagógica, Etnografia, Distanciação. In Fino, C. N. (2011). Etnografia da Educação (pp 99-118). Funchal: Universidade da Madeira - CIE-UMa.

Fino, C. N. (2013). Depleting the curriculum: teaching digital platforms and curricular impoverishment. Proceedings of the European Conference on Curriculum Studies - Future Directions: Uncertainty and Possibility  (pp. 593-508). Braga: Universidade do Minho, October 2013. Digital Edition (ISBN: 978-989-8525-25-3).

Fino, C. N. (2013). O futuro da escola é o futuro. In A. Mendonça (Ed.) O Futuro da Escola Pública (pp. 63-71). Funchal: Universidade da Madeira - CIE-UMa.

Fino, C. N. (2014). O eduquês para principiantes. In F. Correia (Ed.). Estado mínimo, escola mínima (pp. 22-32). Funchal: Universidade da Madeira - CIE-UMa.

Sousa, J. M. & Fino, C. N. (2014) O pecado original do currículo. Atas do XII Congresso da SPCE  (pp. 1267-1275). Vila Real: UTAD. (ISBN: 978-989-74-188-4).

Fino, C. N. (2014) O currículo domador e as tecnologias selvagens. Atas do XI Colóquio Sobre Questões Curriculares, VI Colóquio Luso-Brasileiro & I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares (pp. 3613-3619). Braga: Universidade do Minho. (ISBN: 978-989-8525-37-6).

Fino, C. N. (2015) Virtualizar o que resta, In Nuno Fraga & Ana França (Org.). A escola restante (pp. 28-40). Funchal: Universidade da Madeira - CIE-UMa.

Fino, C. N. (2015). The NMC Horizon Report Europe 2014 Schools Edition as a supranational curricular act. Proceedings of the II European Conference on Curriculum Studies (pp. 508-513). Porto: FPCEUP. Digital Edition (ISBN: 978-989-8471-21-5).

Fino, C. N. (2015). Quatro ideias sobre a relação entre TIC e currículo. In Morgado, J., Mendes, G., Moreira, A. & Pacheco, J. (Org.). Currículo Internacionalização Cosmopolitismo – Desafios Contemporâneos em Contextos Luso-Afro-Brasileiros vol. II. (pp 123-130). Santo Tirso: De Facto Editores.

Fino, C. N. (2105). Prefácio do livro Aprendizagem Significativa no Ensino Fundamental, um olhar sobre as práticas pedagógicas, de Francisca Francineide Cândido, publicado pela editora IMED, Porto Alegre - Brasil. ISBN 9788599924822.

Fino, C. N. (2016). Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 13-22, jan./abr. 2016. ISSN: 1983-6597 (versão impressa); 2358-1425 (versão online). doi:10.20952/revtee.2016vl9iss17pp13-22

Fino, C. N. (2016) Matética e inovação pedagógica: o centro e a periferia, In Fernanda Gouveia & Maria Gorete Pereira (Org.). Didática e Matética (pp. 253-259). Funchal: Universidade da Madeira - CIE-UMa. ISBN 978-989-95857-8-2

Fino, C. N. & Sousa, J. M. (2016). Avaliação dos cursos em ciências da educação de uma universidade da ultraperiferia: o caso da Universidade da Madeira. in Gomes, C. A., Figueiredo, M., Ramalho, H., & Rocha, J. (Coords.). XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação (pp. 1741-1750). Viseu: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-96261-6-4

Fino, C. N. (2017). Um século de máquinas de ensinar, 50 anos de máquinas para aprender. Revista Hipótese, Itapetininga, São Paulo, Brasil, v. 3, nº 3, p. 68-74, mar. 2017. ISSN: 2446-7154.

Sousa, J. M. & Fino, C. N. (2017). Portugal. in Döbert, Hans; Hörner, Wolfgang; Kopp, Botho von; Reuter, Lutz R  (Hrsg.). Die Bildungssysteme Europas (pp. 582-596). Baltmannsweiler: Schneider Verlag Hohengehren. ISBN 978-3-8340-1705-5

Fino, C. N. (2017). Apresentação do número temático Pedagogia, inovação pedagógica e o papel que devem ter nos estudos curriculares. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 23, p. 09-11, set./dez. 2017. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7440 | ISSN: 1983-6597 (versão impressa); 2358-1425 (versão online).

Fino, C. N. (2017). Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares. Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 10, n. 23, p. 27-36, set./dez. 2017. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7442 | ISSN: 1983-6597 (versão impressa); 2358-1425 (versão online).

Fino C.N . (2017). Constructionism and the shifting from didactics to mathetics, International Journal of Development Research, 7, (10), 16250-16255. ISSN: 2230-9926.

Fino, C. N. (2017). Dewey, Papert, Construcionismo e Currículo. In Jesus Maria Sousa & Carlos Nogueira Fino (org.) (Contra) Tempos de Educação e Democracia, Evocando John Dewey (pp. 21-30). Funchal: Universidade da Madeira - CIE-UMa. ISBN: 978-989-20-8028-4.

Fino, C. N. (2017). A etnografia enquanto método: um modo de entender as culturas (escolares) locais. in Wilson Alves de Paiva (Org.) Reflexões sobre o método (pp. 83 – 96). Curitiba: Editora CRV. ISBN:978-85-444-2038-6. DOI: 10.24824/978854442038.6

Fino, C. N. (2017). Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável. Revista de Estudos Curriculares. v. 8, n. 2, p. 03-13. ISSN: 2183-8755.

Fino, C. N. (2019). Formação contínua de Professores e inovações tecnológicas: a memória de um projeto inútil. in Francisco Imbernon; Alexandre Shigunov Neto; Ivan Fortunato (Org.) Formação permanente de professores: experiências iberoamericanas (pp. 227 – 238). São Paulo: Edições Hipótese. ISBN:978-65-80428-08-3.

Fino, C. N. (2019). A revolução digital e a sua “pedagogia” hegemónica. in Nuno Fraga (Org.). O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a Construção de Sociedades Sustentáveis (pp. 57-69).  Funchal: CIE-UMa. ISBN: versão eletrónica - 978-989-54390-2-7; versão impressa - 978-989-54390-1-0.

Fino, C. N. (2019). Os contextos de intervenção, as ciências da educação e o senso comum. in Maria João Antunes, Teresa Medina, João Caramelo, António Magalhães e Manuela Ferreira (Org.). Ciências da Educação em Portugal: Saberes, contextos de intervenção e profissionalidades (pp. 86-95).  Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. ISBN: versão eletrónica - 978-989-54655-0-7.

Farias, M. D. A. e Fino, C. N. (2019). A inovação pedagógica na aprendizagem de matemática numa perspectiva etnográfica. in Patrícia Helena de Carvalho Holanda, Maria Juraci Maia Cavalcante, Gisafran Nazareno Jucá e Hermínio Borges Neto. (Orgs). Anais do XVIII Congresso de História da Educação do Ceará. Histórias de Artes, Ofícios e Escolas (pp. 701-711). NOVA RUSSAS-CE: UFC. ISSN: 2237-2229.

Fino, C. N. (2020). Invariante cultural, senso comum e inovação pedagógica. in Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 5, e020014, p. 1-12, 2020. e-ISSN 2447-8288.

Fino, C. N. (2020). A Didática, a Matética e o Construcionismo. In Fernando Luís de Sousa Correia, Francisca Meire do Nascimento Moreira & Nilce de Oliveira Lima (orgs.) Tecendo Inovação e Construindo Aprendizagem (pp. 200-226). Olinda: Livro Rápido Editora. ISBN: 9788522901265.

Fino, C. N. (2020). Prefácio do livro Evasão Escolar na Educação a Distância, causas e consequências, de Maria José Quaresma Portela Corrêa e Armando Paulo Ferreira Loureiro. Curitiba: Editora APPRIS, ISBN: 978-65-5820-389-6.

Fino, C. N. (2020). O desafio da Memória. In L. Rodrigues (Coord.). 31 Desafios Para o Ensino Superior – Ensaios. Vol. II. (pp. 61 – 66). Funchal. Imprensa Académica. ISBN 978-989-54751-8-6.

Fino, C. N. (2020). Quis Custodiet Ipsos Custodes? A Autonomia Universitária e o diktak da A3ES. in Sousa, J. M. (Org.), Avaliação (externa) da Qualidade do Ensino Superior e Autonomia Científica: Tensões e Desafios. (pp. 51-57). Funchal: Imprensa Académica. ISBN: 978-989-54751-4-8.

Fino, C. N. (2020). Currículo e Inovação. In Roberto Sidnei Macedo (Org.) Léxico Crítico-Analítico em Currículo e Formação: concepções e termos referenciados na poiesis e na práxis curricular, p. 101 a 102. ISBN: 978655868551-7. DOI: 10.24824/978655868551.7.

Fino, C. N. (2023). Entrevista com o ChatGPT: o que um chatbot em construção “sabe” de educação, currículo e inovação pedagógica. Funchal: CIE-UMa. ISBN 978-989-54390-8-9 (versão epub aqui). DOI: https://doi.org/10.34640/universidademadeira2023fino.

 

 

 

Textos on line

 

Fino, C. N. (2004). Convergência entre a teoria de Vygotsky e o construtivismo/ construcionismo (draft).

Fino, C. N. (2004). O Paradigma Fabril segundo Toffler e Gimeno Sacristán.

Fino, C. N. (2014). Teses e dissertações em inovação pedagógica: uma checklist (V. 1.0).

Fino, C. N. (2020). A linha de pesquisa em inovação pedagógica da Universidade da Madeira e as investidas do senso comum.

Fino, C. N. (2023). Apresentando Teorias Críticas e Pós-Críticas do Currículo - Uma reflexão a duas, de Jesus Maria Sousa & Liliana Rodrigues.

 

 

 

Imprensa: Cadernos de Educação - Tribuna da Madeira

 

Sousa, J. M. & Fino, C. N. (2004, 13 Fevereiro). Distribuição de uma "Biblioteca Essencial de Literatura Madeirense" pelas escolas da RAM: legitimidade ou arbitrariedade curricular? Tribuna da Madeira. Educação.

Sousa, J. M. & Fino, C. N. (2005, 24 Junho). Um Mestrado em Inovação Pedagógica. Tribuna da Madeira. Educação.

Sousa, J. M. & Fino, C. N. (2005, 22 Julho). A aposta na Educação Sénior. Construção de uma nova profissionalidade. Tribuna da Madeira. Educação.

 

 

Aguardando publicação / in press

 

Fino, C. N. (2022). Máquinas de ensinar, máquinas para aprender e o currículo pré e pós-pandémico. in Proceedings of the IAACS 2022 Curriculum in the Post Pandemic Era. Braga: Universidade do Minho.

Fino, C. N. (2022). O futuro todo de uma vez. in XVIII Colóquio CIE-UMa Lições da Pandemia. Funchal: CIE-UMa.